E hoje, dia de consulta, entramos nas 26 semanas.

 

Depois da referida consulta verificamos se realmente está assim...

 

 

O seu bebé às 26 semanas:

 

É encorajador saber que o bebé teria uma boa probabilidade de sobreviver se nascesse agora, embora ainda precisasse de uma grande quantidade de cuidados médicos especializados para o ajudar a resistir. A partir dos sete meses, ponha música clássica a tocar para o seu bebé ouvir. Isto ajudará a acelerar o desenvolvimento das aptidões espaciais da metade direita do cérebro e a aumentar a probabilidade de o seu filho vir a ser um excelente desportista.

 

Desenvolvimento

O sistema nervoso do seu bebé está a amadurecer, incluindo as células do córtex, utilizadas no pensamento consciente. O cérebro está a aumentar de tamanho e os circuitos nervosos estão já ligados às células cerebrais. As fibras nervosas estão, neste momento, envolvidas

em mielina, uma substância gordurosa que permite que as mensagens se desloquem mais rapidamente através dos nervos, dando um grande impulso à capacidade do bebé de aprender, recordar e fazer movimentos. Entretanto, a superfície lisa do cérebro começa a desenvolver os sulcos e vales que fazem aumentar consideravelmente a sua superfície. Neste momento, o bebé é capaz de sentir dor. Durante esta semana, o feto abrirá parcialmente os olhos, que já estão quase completamente formados. Alguns bebés nascem com olhos castanhos, mas os olhos da maioria dos recém-nascidos são azuis e permanecem assim até que se desenvolva a cor verdadeira e definitiva.

 

Aspecto

A pele do bebé já não é tão vermelha como nas semanas anteriores e deixou de ser translúcida. Começou a acumular-se uma fina camada de gordura, que torna o bebé mais pálido, menos enrugadoe, geralmente, menos frágil.

 

 

Movimento

 

A mãe sentirá muito nítidamente os movimentos do bebé, porque ele ainda tem espaço para se virar e tende a bater contra a parede do útero com os punhos fechados e com os joelhos. A mãe poderá começar a reconhecer as partes do corpo do bebé através dos pontapés e pancadas, que produzem formas estranhas na barriga.

 

                                                                                                                                                                                                     Fonte: Manual da gravidez semana a semana - Porto Editora.
publicado por pirikos às 10:40